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Esse blog tem como intenção ajudar os jogadores novatos de Civilization, série criada por Sid Meyer's. Bem, mas como funcionará o blog? Simples, aqui estarão reunidos textos explicativos, inicialmente serão todos já existentes, mas quem sabe num futuro próximo eu mesmo crie alguns tutoriais.

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30 de mai. de 2011

Saúde! - BTS

Bem, meu primeiro tutorial, por favor se estiver faltando algo, escrevam nos coments!

Tutorial: Saúde para BTS (versão 3.17)

Bem, a saúde de sua civilização é importante, tanto na vida real quanto no Civ 4 BTS! A saúde é importante porque? Simples, uma cidade com mais doença do que saúde perde alimento, e perde população! E assim vai indo! Existem varios fatores que influencia na saúde e na doença!

Edificações:

Aqueduct: Nos meus jogos todas as cidades devem ter um aqueduto, incrementa +2 de saúde!

Granary: Ele é bom pois da +1 de saúde por corn(milho), rice(arroz) wheat(trigo). Juntando esse bonus com o normal dos recursos de alimentos, você fica com +2 de saude por cada recurso desses. É bom porque está disponível bem cedo!

Grocer: Dá +1 de alimentos por banana, sugar(açucar), wine(vinho) e spices(especiarias). Ele é ótimo pois esses recursos já garantem felicidade, com o adicional de saude se tornam indispensaveis

Harbor: +1 por clam(ostras), fish(peixe), crab(caranguejos)! Só pode ser construido em cidades costeiras! Também é ótimo pois  dá cada recurso  acaba dando +2 de saude para a cidade!

Hospital: Dá +3 de saúde, o único problema é que só fica disponivel em eras posteriores.

Public Transportation: Dá +1 de saúde normalmente! Tem bonus de +1 de saude por oil(petróleo) e +2 pela civic environmentalism(ecologismo)!

Recycling Center: Não dá saúde! Mas faz com que nenhum edificio gere doença! É muito bom, pois na era mais futurista muitos edificios dão bastante doença!

Supermarket: Dá +1 de saúde por cow(vaca), deer(cervo), sheep(ovelha), pig(porco). É acessivel mais tarde do que os outros edificios que tambem dão saúde a mais por certos recursos!

Construções de Doença:

Airport: +1 de doença! Mesmo com essa doença gerada não pode deixar de ser construido graças a todos os outros bonus!

Factory: +1 de doença e +2 de doença se tiver coal(carvão), oil(petróleo)! Como é provavel que voce tenha esses recursos, pois são importantíssimos,é melhor partir bem cedo para ecology e construir Recycling Center(que tira qualquer doença gerada por edificios)

Forge: +1 de doença! Quase não construo, na minha opinião o bonus nao e bom o bastante pra compensar a doença logo no inicio!

Industrial Park: +2 de doença e +1 de doença por oil(petróleo), coal(carvão)! Eu só construo depois de ter construido o Recycling Center! Mas pelo seu bonus de +1 Engineer e possibilidade de entrar +2 Engineer, é bom para quem gosta de formar uma economia de especialistas!

Laboratory: +1 de doença! Também construo pelo bonus de ciencia e de construção de naves espaciais!


Maravilhas de Saúde:

Hanging Gardens: Dá +1 de saúde em todas as cidades! Junto com seu bônus de mais um de população em todas as cidades é bom para o crescimento de grandes impérios! Precisa de aqueduct para ser construído!

National Park: Remove a doença por cidadão, que é um dos principais problemas!

Maravilhas de Doença:

Ironworks: +2 de doença! Também construo pois o bonus de 50% de produção por coal(carvão), iron(ferro) na cidade é algo ótimo!

Agora que já viram sobre os edificios e maravilhas relacionados a saúde, vamos falar sobre os...
TERRENOS= Cidades proximas a certos tipos de tiles podem ter bonus de saude ou doença por causa desse tile!

Fallout: +0,50 de doença na cidade!

Flood Plains: +0,40 de doença na cidade!

Forest: +0,50 de saúde na cidade, por isso evite desmatar bosques!

Jungle: +0.25 de doença na cidade!

RECURSOS=  Cada tipo diferente de recurso de alimento dá +1 de saúde na cidade que possui esse recurso, essa é a vantagem de trocar um recurso que voce tem sobrando por um que voce nao tem com a AI!

Tipos de Recursos de Alimentos:

Banana;

Clam(Otras);

Corn(Milho);

Crab(Caranguejos);

Deer(Cervo);

Fish(Peixe);

Pig(Porco);

Rice(Arroz);

Sheep(Ovelha);

Wheat(Trigo).

CIVICS= Como as civics podem afetar sua saúde!

Environmentalism: +6 de saúde em todas as cidades; +2 de saúde por transporte público!

TAMANHO DA CIDADE:

Maior o tamanho, maior a doença. Uma cidade de tamanho 6 tem 6 de doença e + pelos outros fatores citados acima! Cada 1 de população, dá 1 de doença! Isso só acaba quando voce constroi o National Park, por isso, se voce tem uma cidade com muitos alimentos, que se torna maior, mas essa cidade tem muitos terrenos de doença, guarde espaço para essa maravilha nacional, ela vai tirar toda a doença por cidadão, que é ótimo! DICA= Quando sua cidade estiver com o mesmo numero de saude e doença e estiver para crescer, clique no botão: evitar crescimento e espere até a cidade ter  saúde suficiente para suportar mais população!

CONCLUSÃO= Podemos concluir que para manter um império voce nao precisa parar de fazer construções que dão doença, você só precisa saber equilibrar tudo!

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