Sejam Bem-Vindos!

Esse blog tem como intenção ajudar os jogadores novatos de Civilization, série criada por Sid Meyer's. Bem, mas como funcionará o blog? Simples, aqui estarão reunidos textos explicativos, inicialmente serão todos já existentes, mas quem sabe num futuro próximo eu mesmo crie alguns tutoriais.

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26 de fev. de 2011

CIV5: Tutorial - Felicidade

Postado Originalmente por: Ibrahim, do Fórum Civ-Brasil!

Na tentativa de ajudar quem ainda está começando, uma rápida sugestão de esclarecimento à respeito da Felicidade no Civilization 5.

No Civilization 5, o aspecto da felicidade dos cidadãos está vinculada à possibilidade de crescimento de sua população como um todo. Então, independente do número de cidades ou tamanho delas, a felicidade que tiver disponível possibilitará atingir determinado número de pessoas no seu império. Caso o número de cidades que tenha seja pequeno, suas cidades poderão crescer mais, se tiver um número maior de cidades elas permanecerão com população pequena, independente da oferta de comida.

*Outro aspecto importante é que caso esteja com grande infelicidade, ou seja, felicidade negativa, suas unidades receberão penalidades em combate.

A FELICIDADE é contada a partir do número de luxos disponíveis (Algodão, Pimenta, Canela, Corante, Gemas, Ouro, Prata, Mármore, Incenso, Peles, Pérola, Baleia, Marfim, Seda, Açúcar), construções que gerem felicidade (Coliseo, Circu, Teatro, Estádio), Nível de Dificuldade, Maravilhas Naturais conhecidas, Políticas Sociais utilizadas e Tecnologias específicas.

Assim temos:

Construções da felicidade:
ÉPOCA CLÁSSICA:
Coliseu (+4), Circo (+3), tumba (+2) (edificio egipicio)

ÉPOCA RENASCIMENTO:
Corte do Sátrapa (+2), Teatro (+4)

ERA MODERNA:
Estadio (+4)

Maravilhas da felicidade:
MARAVILHAS DO MUNDO:
Cidade Proibida - A infelicidade por número de cidades se reduz em 50%
Jardins Suspensos - (+3)
Notre Dame - (+5)
Torre Eiffel - (+8)

olíticas sociais específicas que ajudam no controle de felicidade!

Em "Tradition" temos "legalism" que reduz a infelicidade da população da capital em 33%

Em "Liberty" temos "meritocracy" que dispõe +1 de felicidade a cada cidade conectada a capital

Em "Honour" temos "military caste" que reduz a infelicidade em -1 com cada unidade estacionada na cidade

Em "Piety" quando você desbloqueia esta "policy" você automaticamente ganha +2 de felicidade

Também em "Piety" você tem 20% de infelicidade em cidades não conquistadas

Em "Patronage" temos "cultural diplomacy" que aumenta em 100% os recursos presenteados pelas cidades-Estados e em 50% de felicidade pelos luxos por elas fornecidos

Em "Commerce" temos "protectionism" que dispõe +1 de felicidade por cada recurso de luxo

Em "Rationalism" temos "humanism" que dispõe +1 de felicidade para cada universidade

Em "Freedom", ao ativá-la, você recebe automaticamente dos especialistas da cidade metade do equivalente de infelicidade (não sei se traduzi esta parte com precisão, mas acredito ser isso)

Em "Order" temos "planned economy" que diminui 50% de infelicidade pelo número de cidades que você tem

Em "Autocracy" temos "police state" que reduz 50% a infelicidade de cidade ocupadas

cada cidadão = -1 :(
cada cidade = -2 :(
1 luxury diferente = +5 :D
10 luxuries iguais = +5

Caso alguém discorde de algo, por favor, post :mrgreen: . O interessante é que o tutorial fique correto :P .

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