Sejam Bem-Vindos!

Esse blog tem como intenção ajudar os jogadores novatos de Civilization, série criada por Sid Meyer's. Bem, mas como funcionará o blog? Simples, aqui estarão reunidos textos explicativos, inicialmente serão todos já existentes, mas quem sabe num futuro próximo eu mesmo crie alguns tutoriais.

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26 de fev. de 2011

Guerra: Atacando e Derrotando o Inimigo em Outro Continente -- Civ 3

Postado originalmente por: Flávio, do Civ-Brasil!

Você descobrirá que a guerra é uma ciência delicada. O modo através do qual você procede depende dos fatores que moldam o seu jogo. Neste guia, vim jogando no mapa gigantesco ("huge"), com o máximo de civs (ajustadas para randômicas). Os pontos específicos podem variar, dependendo da era em que você guerrear. Nesta discussão, eu irei focar em guerras durante a era moderna. Eu SEMPRE jogo como uma Civ Industriosa (Egito ou França) devido à insuperável vantagem da produção dos trabalhadores ("workers"). Esses princípios/idéias funcionarão com qualquer Civ.


Quais são os seus maiores desafios?

1. Civs Estabelecidas. Em primeiro lugar, quando lutando na era moderna, a maior parte da competição já está estabelecida. A maior parte da geografia no mapa deverá estar totalmente ocupada. A maioria das fronteiras já terão sido estabelecidas e seus inimigos já tiveram tempo, a esta altura, para desenvolver seus próprios exércitos.

2. Fadiga da Guerra. A maior parte das suas guerras durante essa era são mais longas, devido ao fato das Civs estarem estabelecidas. Quanto mais longa a guerra, mais problemática torna-se a Fadiga da Guerra, especialmente se você tem como forma de governo a República ou a Democracia.

3. Penetração. Você deverá transpor as linhas de defesa deles. É ainda mais difícil quando você considera que deverá "segurar a onda" de uma séria contra-ofensiva deles, não importa o que você faça.

4. Cultura/Nacionalismo. A pior coisa é gastar dinheiro, tempo, e recursos para capturar uma cidade inimiga em outro continente apenas para ver ela voltar para o domínio do inimigo devido à cultura de cidades próximas, ou revoltar-se - o que ocorre com cidades relativamente grandes com grandes populações de cidadãos leais da outra nação.

Com tudo isso para se preocupar, porque alguém iria querer brigar em outro continente em primeiro lugar? Essas guerras tendem a ser mais longas do que as outras, e também são caras. Mas, a sua estratégia deve ser a dominação global. Você talvez não goste do inimigo contra o qual está em vias de guerrear (alguém deve ter "enchido o seu saco" e merece uma boa aniquilação). Mas as 3 mais importantes razões são:

(1) Recursos. O que é pior do que descobrir uma nova tecnologia apenas para dar-se conta de que um recurso estratégico chave NÃO está disponível em lugar algum do seu império??!!?? Isto sozinho deve ser motivo suficiente para uma declaração de guerra.

(2) Saques. O inimigo construiu uma Maravilha que você inveja? Ele tem recursos de bônus que fazem você salivar? Considere o butim que você irá arrecadar durante a sua campanha.

(3) Posição Competitiva. Táticas de Guerrilha sempre sugerem que a estratégia chave depende se você está em primeiro, segundo, ou terceiro lugar. Se você está em primeiro no mundo, você está atacando seus pontos fracos. Você está sempre pensando "o que eu faria contra mim para me enfraquecer se eu fosse o número dois?". Neste caso, você estará atacando o número 2 e/ou o número 3 para ter certeza de que eles não ameaçarão a sua posição. Se você é o número 2, você obviamente deve mirar no número 1 do mundo. Você talvez decida atacar o número 3 se E SOMENTE SE você sentir que isso seria menos dispendioso e que resultaria em tornar-se o novo número 1. Se você é o terceiro, então você irá atacar ou o primeiro ou o segundo, e tentar emparelhar-se com eles.

De qualquer modo, deverá haver algum tipo de ganho tangível pelos seus esforços, mesmo que seja ver seu brutal e implacável arquiinimigo implorar por misericórdia!!!!


"Se você fracassa em planejar, então você planeja fracassar..."
Em que posição você está para entrar nessa guerra? Normalmente, eu gasto o jogo inteiro me posicionando para dominar o mundo. Eu digo isso sendo um jogador que normalmente não vive guerreando. Eu geralmente desenvolvo um jogo para meu próprio continente durante a Era Antiga e a Idade Média, para em seguida desenvolver minha força Industrial de forma a obter a supremacia científica (dependendo do nível de dificuldade) e a supremacia diplomática.


Coisas Que Se Deve Possuir Antes Que a Guerra Comece

Aqui estão algumas coisas que você quer ter antes de iniciar a sua guerra:

1. Reservas Suficientes de Dinheiro. Porque você talvez tenha que apressar alguns melhoramentos urbanos, ou alguns reforços militares, você quer possuir uma considerável reserva de dinheiro. Eu sugeriria não menos do que 10.000 a 20.000 Ouro no seu tesouro. Eu tenho procurado possuir tanto quanto 100.000, ou mais, Ouro em meu tesouro antes de uma campanha.

2. Infra-estrutura. Tenha certeza de que você possui significantes infra-estruturas de estradas para seus pontos de partida (veja "Coisas a Fazer"). Você também quer ter certeza de que seus recursos estratégicos estão apropriadamente protegidos. Se você é o único dono e controlador do seu continente, então cada recurso estratégico precisa estar protegido por uma fortaleza em seu respectivo quadrado. Você não precisa ter guarnições de defesa nesse quadrado, apenas estar certo de que suas unidades estão suficientemente próximas aos seus recursos se forem necessárias. Se você não é dono do seu continente, então seus recursos estratégicos devem estar fortemente defendidos por unidades de defesa e por artilharia.

3. Maravilhas. Procure ter construído tantas maravilhas quanto possível para combater a Fadiga da Guerra em sua Civ. Quanto mais você tiver, mais tempo poderá permanecer em estado de guerra sem precisar tornar-se criativo. Adicionalmente, tenha certeza de que você possui Templos, Catedrais, e Coliseus construídos em todas as suas cidades. Onde for necessário, e se possível, você talvez queira desenvolver o Comunismo, para ter a habilidade de construir Delegacias - que também ajudam a combater a Fadiga da Guerra.

4. Força Aérea Decente. Você deve possuir uma Força Aérea relativamente forte. Isso significa que você deve possuir alguns Porta-Aviões (pelo menos uns dois ou três), e pelo menos alguns Bombardeiros. Pessoalmente, eu normalmente me apresso em conseguir os Bombardeiros Furtivos ("Stealth Bombers"). Isso porque estes últimos voam sem serem detectados e ignoram a defesa por Caças a Jato. Se você não dispor dos Bombardeiros Furtivos, então deverá possuir os Bombardeiros (convencionais) em volume. Pelo menos oito das suas cidades deverão possuir Aeroportos. Pessoalmente, eu construo aeroportos em todas as cidades, devido ao seu poder oculto como transportadores (entrarei em detalhes sobre isso mais tarde...)

5. Força Naval Forte. Você deve possuir uma Força Naval relativamente forte, também. Este fator é ainda mais importante do que a sua Força Aérea. Imagine o tempo gasto para construir e montar um grande exército para enviar para algum lugar. Agora imagine esse exército sendo afundado no caminho até seu destino porque você não possuía defesas suficientes contra ataques navais. OUCH!

6. Amigos. Neste estágio do jogo, todos têm amigos e inimigos. Tenha certeza de que, se ele puser alguns aliados na peleja, você também possui alguns amigos do seu lado. Guerras na fase final do jogo nem sempre são um contra um.

7. Exército Chutador de Bunda. Em primeiro lugar, suas tropas na era moderna devem normalmente consistir de Tanques, Tanques Modernos, Infantaria Mecanizada, Infantaria, Artilharia, e Artilharia com Radar, dependendo do que estiver disponível. O que quer que seja, você quer possuir tropas terrestres suficientes para efetuar uma penetração significante. Antes que você inicie a guerra, você deve possuir tropas suficientes para preencher de quatro a seis transportes. Com oito unidades por transporte [Nota do Tradutor: no C3C, a capacidade dos transportes é de seis unidades], isso se traduz em 32 a 48 unidades [N. do T.: 24-36 unidades, com seis unidades por transporte]. Pessoalmente, sou um maníaco por planejamento, então eu normalmente nem penso em zarpar até que eu possua tropas suficientes para dois pontos de ataque, cada um com um mínimo de quatro transportes. Se você fizer as contas, é um mínimo de 64 unidades [N. do T.: 48 unidades, com seis unidades por transporte - assim, é aconselhável aumentar o número de unidades e transportes]. Eu normalmente organizo as unidades conforme abaixo:

8. Unidades de artilharia (Artilharia, ou Artilharia com Radar, uma vez que ambas possuem capacidade de bombardear a dois quadrados de distância).
8 unidades defensivas (normalmente Infantaria Mecanizada, mas a Infantaria convencional também serve).
16-24 unidades ofensivas (idealmente Tanques Modernos, ou Tanques convencionais, como suas unidades ofensivas primárias)

A idéia aqui não é ser justo. Quando chega o momento da guerra, o tamanho do exército realmente importa. Dependendo da força do seu oponente, você talvez queira ter ainda mais unidades. Você talvez queira especialmente incluir outro Transporte com unidades defensivas e artilharia (quatro de cada tipo) [N. do T.: para transportes com capacidade de seis unidades, um transporte extra será necessário].

É importante notar que, se possível, você deve utilizar exércitos ("armies"), MAS USÁ-LOS COM PARCIMÔNIA!!! Exércitos não apenas ocupam lugar nos transportes, mas SÃO EXTREMAMENTE SUPERVALORIZADOS! Estamos falando da era moderna, então mantenha isso em mente quando eu falo sobre os exércitos. Tanques Modernos podem atacar três vezes. Se você colocá-los em um exército, porém, eles apenas atacam uma vez. Então, se você possui exércitos, use-os para unidades defensivas. Empilhe de três a quatro Infantarias Mecanizadas em um exército. Isso será praticamente impenetrável se você empilhar em conjunto com artilharia.

Agora, isso pode soar como um exagero, mas novamente, estamos falando sobre a fase final do jogo. Você precisará dessas coisas para garantir a vitória (em outras mensagens eu poderei compartilhar idéias sobre como obter uma boa posição durante a Era Antiga e a Idade Média).


"Antes de você acertar seu primeiro murro, seu inimigo deverá estar derrotado em sua propriamente..."

Uma guerra é vencida por etapas e em diversas vanguardas. Não é apenas algo sobre armas disparando, matar ou ser morto. Seu inimigo necessita de algumas coisas para lutar e se defender durante a guerra.


Coisas a Fazer Antes da Guerra Começar

Aqui estão algumas coisas que você quer fazer contra o seu inimigo antes de pisar na terra dele:

1. Cortar Laços para Novos Aliados. Antes que você declare guerra, arranje Embargos Comerciais contra seu inimigo com tantas Civs quanto for possível que forem cooperativas. Algumas talvez tenham que ser subornadas, mas você não quer seu inimigo negociando com elas por recursos estratégicos chaves uma vez que a guerra comece.

2. Faça o Levantamento dos Recursos do Inimigo. Você quer considerar de onde os recursos estratégicos dele estão vindo. Esses recursos talvez sejam recursos que ele utiliza para construir suas unidades militares chave, mas talvez também incluam os recursos que trazem felicidade para o povo. Planeje pilhar os quadrados de recursos do seu inimigo, se possível.

3. Guerra Econômica. De quem ele está tirando a gordura? Quando você procura acertar Embargos Comerciais, algumas das outras Civs não irão cooperar, não importa o que você oferecer para eles. Estas Civs muito provavelmente estão na cama com seu inimigo-alvo. Elas talvez estejam recebendo ciência, recursos, etc. do seu inimigo. Esta é outra razão do porque você deve planejar atacar os recursos. Não apenas para fazer seu inimigo parar de construir unidades-chave, mas também para cortar a arrecadação financeira dele. Ele não pode comercializar um recurso inacessível para ele!

4. Enfraqueça-o. O inimigo-alvo possui vizinhos? Especialmente, pessoas que compartilham o continente com ele? Essas pessoas podem ser seus melhores aliados. Tente convencer uma delas para juntar-se a você numa aliança militar contra seu inimigo. Você poderá levar vários turnos para chegar até o seu inimigo, mas seu vizinho pode estar lá imediatamente. Deixe os vizinhos batalharem e diminuírem as forças do seu inimigo enquanto você mobiliza e amplia as suas.


"Que Comece a Batalha..."

Ataque a Cabeça e a Cauda do Tigre.

Você nunca deve atacar apenas a partir de um ponto. Você deve investigar a terra dele e encontrar dois pontos de ataque. Os pontos de ataque não devem ser adjacentes. Eles devem ser longe o bastante um do outro para dividir as forças dele, mas suficientemente próximos para que, quando a sua campanha terminar, as cidades que você tiver conquistado estejam adjacentes umas às outras.

O seu primeiro ponto de ataque será chamado de "Cabeça do Tigre". Esse local de ataque deve ser próximo o suficiente de alguma cidade grande. Você deve escolher uma área da fronteira dele que esteja próxima o bastante de algo que você quer, e perto de algo que ele irá defender. Se possível, esse local será próximo à Capital dele, ou próximo a alguma grande cidade (normalmente a IA constrói Maravilhas na Capital, ou em grandes cidades). Você também pode selecionar esse local, a "Cabeça do Tigre", de acordo com a localização dos recursos estratégicos do inimigo.

Seu segundo ponto de ataque será chamado de "Cauda do Tigre". Esse local de ataque deve estar o mais próximo possível do seu prêmio. O que quer que seja que você identificou que deseja possuir após esta guerra, marque esse lugar como a "Cauda do Tigre". Este é o seu alvo primário, e seu ponto de ataque secundário. (Mais sobre isso adiante...)

Você dividirá suas forças navais, forças aéreas, e forças terrestres para esses dois pontos de ataque. O que quer que você faça, TENHA CERTEZA DE TER FORÇAS TERRESTRES SUFICIENTES NA CABEÇA E NA CAUDA DO TIGRE!!!!


Fase Um: Campanha Aeronaval

Sua primeira ordem de negócios será enviar a sua força aérea para o teatro da guerra. Essa força aérea não é a sua força total. Você sempre deve deixar alguns Caças a Jato e Bombardeiros em cada para proteger as suas fronteiras. Ao invés disso, construa três Porta-Aviões. Cada um carregará dois aviões defensivos (Caças a Jato) e quatro aviões ofensivos (Bombardeiros, ou Bombardeiros Furtivos). Outros tipos de aeronaves são desnecessários. Você não precisa de Caças Furtivos. Tudo que você precisa está assegurado tanto por Bombardeiros quanto por Bombardeiros Furtivos.

Você irá querer dois porta-aviões acompanhando suas tropas terrestres na Cabeça do Tigre, e um porta-aviões na Cauda. Seus porta-aviões devem possuir uma pesada escolta naval. Eu sugeriria que fossem construídos exclusivamente Encouraçados ("Battleships") ou Submarinos (escolha o seu favorito). Sei que outras formas de navios talvez sejam mais baratas, como os Destróieres. Porém, considerando apenas o poderio, tanto defensivamente quanto ofensivamente um Encouraçado desbanca todas as demais opções. Mesmo que você não tenha o poder produtivo para construir vários Encouraçados, faça tantos quanto conseguir. Cinco Encouraçados são sempre melhores do que dez Destróieres, etc. Você também irá querer ter vários Submarinos Nucleares. Prefiro Submarinos Nucleares, mesmo que eu não esteja carregando Bombas Nucleares Táticas, porque eles têm um ponto de movimento extra.

Eu envio meus Submarinos Nucleares primeiro, mais ou menos dois quadrados adiante dos meus Encouraçados e Porta-Aviões. Isso serve como um aviso potencial contra submarinos inimigos que estejam à espreita. Você talvez queira encontrar com Encouraçados inimigos e Destróieres antes que eles vejam você no radar, e sem que eles vejam que você está vindo. O elemento surpresa é chave e deve ser preservado da melhor forma possível. (Lembre-se: neste ponto você talvez ainda não esteja em guerra. Ele simplesmente estará louco com você devido à todos os Embargos Econômicos).

Mais ou menos dois quadrados atrás dos seus Submarinos estarão seus dois Porta-Aviões e dois a três Encouraçados. Os Encouraçados e Porta-Aviões estarão empilhados sempre no mesmo quadrado, para esconder suas quantidades de unidades do inimigo. Você perderá um ponto de movimento dos seus Encouraçados por causa dos Porta-Aviões, mas isso está OK. A chave está em defender os seus Porta-Aviões em mar aberto.

Mais ou menos seis quadrados atrás dos seus Encouraçados/Porta-Aviões estarão seus Transportes com as Tropas Terrestres, escoltados por dois a três Encouraçados, idealmente. Novamente, para esconder as quantidades, todos deverão estar viajando no mesmo quadrado. Não haverá perda de pontos de movimento com Transportes e Encouraçados. Ambos têm cinco ou seis pontos de movimento, dependendo das Maravilhas que você tiver. Normalmente, eu aguardo um turno ou dois ANTES de enviar minhas tropas terrestres. Isso porque você quer dar à sua Força Aérea um turno ou dois de tempo para enfraquecer o inimigo.

Agora, eu esqueci de mencionar a Cauda do Tigre. Dependendo da localização da Cauda, e da proximidade da Cabeça do Tigre, você talvez queira mobilizar as forças que possuir para a Cauda primeiro. Essas forças devem ser posicionadas perto do local da Cauda do Tigre. Isto é, o ponto onde você desembarcará suas tropas terrestres. Mas as forças NÃO devem estar muito próximas do seu inimigo. Estacione-as a pelo menos oito quadrados de distância do local. Você não quer que seu inimigo acidentalmente descubra sua esquadra surpresa. Não esqueça - ELEMENTO SURPRESA!

Para concluir a Fase Um, inicie sua campanha com um assalto aéreo. Primeiro, mire nos recursos estratégicos. Corte os acessos do seu inimigo à habilidade de construir unidades militares chave. Isto é, mire no Alumínio, Ferro, Borracha, Salitre, etc. Bombardeie esses quadrados até que as estradas sejam completamente destruídas. Se o inimigo colocar unidades defensivas nesses quadrados, não faz mal. Bombardeie então as estradas ao redor dos recursos! O que importa é que o inimigo necessita de uma estrada até o recurso! Então, se você não consegue chegar até o recurso, bombardeie os quadrados ao redor desse recurso. Em seguida, mire nas cidades em si. Se você está lutando com Bombardeiros Furtivos e possui a tecnologia necessária, utilize exclusivamente os Ataques Cirúrgicos. Isso irá destruir a infra-estrutura cultural e de felicidade do seu inimigo! Ele irá produzir menos quando seus cidadãos estiverem infelizes. Ajuste seus Caças a Jato para Superioridade Aérea para proteger seus Bombardeiros e Porta-Aviões. Se os Bombardeiros forem destruídos, realoque outros Bombardeiros para os seus Porta-Aviões e continue atacando.

Você quer concentrar seu ataque na Cabeça do Tigre. Não bombardeie as cidades se possível [N. do T.: Aqui, aparentemente, o autor refere-se ao bombardeio da população], e não perca tempo bombardeando as unidades militares, por enquanto. SEU FOCO ESTÁ EM DESTRUIR A CAPACIDADE PRODUTIVA E OS RECURSOS! Se você precisar, recue uns dois quadrados de volta para o oceano após os ataques dos seus Bombardeiros. Isso permite que você saia do alcance da artilharia inimiga que talvez esteja estacionada nas áreas costeiras e mirando nos seus Encouraçados. No seu próximo turno, mova seus Encouraçados e Porta-Aviões de volta à posição, ative seus Caças e Bombardeiros e ataque novamente. Você pode bombardear com seus Encouraçados também. Apenas tenha certeza de não destruir todas as estradas dele! Muitas pessoas cometem o erro de pilhar todas as estradas do inimigo. Fazendo isso, você estaria prejudicando a si mesmo, uma vez que em breve essas estradas serão suas. Sim, é verdade que você não pode tirar proveito das estradas do seu inimigo enquanto elas ainda são dele. Porém, uma vez que você capture uma cidade, dentro do raio dessa cidade, aquelas estradas agora são suas! Você pode continuar movendo suas forças adiante muito mais rapidamente através do uso de suas recém conquistadas estradas! Então, mantenha seus bombardeios focalizados em recursos-chave.

Você também deve bombardear e destruir todos os melhoramentos de terreno relacionados com a produção. Eu não me importo se o inimigo por enquanto está se alimentando. Eu realmente me importo sobre o quão bem sua produção está. Então, bombardeie e destrua TODOS os melhoramentos de terreno em Montanhas e Colinas. Se ele possuir quaisquer quadrados na área que dêem bônus financeiro ou produtivo, bomba neles. Não se preocupe sobre como a cidade estará quando você conquistá-la. Você estará apressando várias das coisas que você precisará ter, de qualquer modo - por isso o valor produtivo da cidade terá pouco uso. Além disso, suas novas cidades não serão muito cooperativas no início, o que anula o valor desses quadrados de produção.


Fase Dois: Desembarque as Tropas Terrestres

Agora que as Forças Aeronavais já enfraqueceram a capacidade de produção do inimigo, traga os vaqueiros!!! Lembrando novamente, você continua atacando a Cabeça do Tigre. Porém, você ainda não deve começar a mover suas forças, da Cauda do Tigre, para colocá-las em posição de ataque. Ao invés disso, mantenha estas forças ainda fora de alcance, porém aproxime-as até cinco ou seis quadrados de distância do ponto-alvo para que, quando elas estiverem prontas, elas possam mover-se e desembarcar em apenas um turno.

Agora, o princípio-chave aqui, enquanto você ataca a Cabeça do Tigre, é manter o foco das suas forças no ponto de ataque. A primeira cidade que você atacar deve ser uma cidade costeira, ou estar a um quadrado de distância da costa.

Desembarque TODAS as suas tropas de TODOS os seus transportes em um quadrado. Não desembarque em diferentes quadrados por razões defensivas e ofensivas. Quando você desembarcar as suas tropas, você deve ter em mente que deverá absorver um enorme ataque, portanto a defesa desse quadrado será a primeira tarefa. Tão logo você desembarque, especialmente se o inimigo possui uma rede ferroviária, ele enviará praticamente todas as forças terrestres dele contra você. Esse é o real motivo que fez você trazer junto a artilharia. Conforme as forças inimigas atacam, elas primeiro sofrerão um impacto do fogo automático das suas forças de artilharia. Seus exércitos com Infantaria Mecanizada serão atacados em seguida. Talvez você perca uma ou duas unidades defensivas, mas tudo bem. Mesmo que todas as unidades defensivas enviadas sejam perdidas, elas terão ajudado a enfraquecer as força do inimigo. Sua chave está em todas as suas unidades ofensivas trazidas para a Cabeça do Tigre. Uma vez iniciado seu turno novamente, ataque primeiro com sua força Aeronaval. Desta vez, focalize nas cidades que você estará atacando! Você procura enfraquecer as unidades que estarão lá. Diferentemente de antes, elas não terão tempo de curar-se desta vez. Uma vez completado o ataque aéreo sobre a cidade, mova a força Aeronaval ao longo da costa para longe do ponto de ataque, destruindo outros quadrados-chave do seu inimigo como foi mencionado acima.

Agora que você suportou o primeiro assalto terrestre inimigo, ataque sua cidade-alvo, primeiro com a SUA artilharia, seguida pelas suas unidades ofensivas. Se você planejou seu ataque com unidades suficientes, tomar esta cidade será relativamente fácil - principalmente devido aos murros dados pela sua Forças Aérea. (OBSERVAÇÃO: Se for possível, esta primeira cidade deverá ser uma cidade costeira, para que os Encouraçados possam aportar e serem consertados, se necessário. Porém, NÃO aporte seus Encouraçados até que você tenha conquistado a segunda cidade na Cabeça do Tigre. Se os cidadãos voltarem para a Civ original muito rápido, devido à cultura, você poderá perder seus Encouraçados!).


Fase Três: Ataque a Cauda do Tigre!

SURPRESA! SURPRESA! Até agora, você vinha atacando em apenas uma vanguarda. Agora, mova-se para o massacre. Desembarque suas tropas terrestres na Cauda do Tigre e mova seu terceiro Porta-Aviões em posição. Use seus Bombardeiros para atacar tropas terrestres espalhadas e cidades. Se houverem recursos-chave que valham a pena ser atacados, ataque-os. Você irá experimentar uma menor resistência a este segundo local de ataque.

(OBSERVAÇÃO: Uma opção chave você talvez queira utilizar uma vez que foi efetuado o desembarque na Cauda do Tigre é a de Espionagem. Você talvez queira saber como está a posição das tropas inimigas! Isso é MUITO caro, mas vale a penas se o seu espião for bem sucedido. Você não apenas passa a ver todas as tropas dele além dos radares das suas unidades, mas também consegue ver as guarnições de tropas em cada uma das cidades. Isso significa que você pode observar quais cidades são mais ou menos defendidas, e atacar ao longo das linhas de defesa mais fracas.)

Você deve continuar atacando agressivamente ao longo das linhas adjacentes. Você deseja apressar a construção de um Templo e de um Coliseu o mais rápido possível (compre no turno seguinte ao que você capturar a cidade. Tenha certeza de que pelo menos um escudo foi utilizado para a produção, assim o preço fica menor). Você está agora atacando no solo a partir da Cabeça E da Cauda. Seus ataques são focalizados, concentrando suas forças o quanto for possível. Você deixará as artilharias nas cidades, como defesa. Suas linhas de ataque devem estar dispostas de tal forma que seus ataques contra a Cabeça e a Cauda estão se movendo um na direção do outro, fazendo um "sanduíche" com as cidades inimigas. Deixe todas as suas artilharias nas extremidades do seu ataque, para não ser atingido pelas costas muito rápido. Se possível, esta Fase deve terminar com a Cabeça e a Cauda se encontrando, o que significa que as duas forças terão conquistado todas as cidades entre elas, deixando você com um bocado de cidades próximas umas das outras. Cada cidade que você tomar deve apressar a construção de um Templo o mais rápido possível.


Fase Quatro: Trazendo a Segunda Onda de Forças

Lembra da primeira cidade costeira que você atacou na Cabeça do Tigre? Após sua conquista da segunda cidade, você deve fazer algo interessante. Veja bem, a questão é a seguinte: após você apressar o Templo, o que você deverá construir em seguida? Mais felicidade, como um Coliseu, talvez? NÃO!!! Você constrói um Aeroporto! Lembra como eu sempre construo Aeroportos em todas as minhas cidades? Bem, uma vez que o Aeroporto é construído no território do meu inimigo, eu imediatamente aerotransporto mais unidades para essa cidade! Cada Aeroporto que eu possuo no meu continente pode aerotransportar uma unidade por turno. Então, eu posso enviar várias unidades defensivas e ofensivas para essa única cidade em um turno. Em alguns jogos, eu estava aerotransportando 20 unidades a cada dois a três turnos! É muito mais rápido do que enviar elas pelo mar. Pelo mar, a demora é excessiva. Aerotransportando as unidades, eu posso manter a pressão e conquistar mais cidades, e penetrar ainda mais rápido. Com as unidades voando continuamente para a nova cidade, você deve penetrar no continente dele como uma faca através da manteiga. Você também pode realocar Bombardeiros para essa cidade, ou para alguma outra cidade conquistada, e usá-los de maneira defensiva. Eu gosto de realocar Caças a Jato para as minhas cidades conquistadas e acionar a Superioridade Aérea, porque o inimigo tem a tendência de bombardear essas cidades com suas próprias aeronaves.


Conclusão: Finalizando a Campanha

Continue trazendo as tropas. Focalize a disposição dos seus cidadãos na produção de alimentos e felicidade. Você pode deixar os governadores gerenciarem a felicidade, e enfatizar os alimentos e a produção sobre o comércio. Você deseja que a cidade eventualmente cresça, para que então você tenha alguns dos seus próprios cidadãos na cidade. Dessa maneira, diminui a chance da cidade voltar para a Civ antiga. Você poderá perder uma cidade aqui ou ali, com algum dinheiro dentro nela, mas seu inimigo não conseguirá resistir à força total da estratégia de sua campanha. Marche através do continente dele até que você controle todo o maldito território. Você talvez queira deixá-lo com apenas uma cidade apenas para divertir-se com a fraqueza dele, deixando-o furioso pelo resto do jogo. Algumas vezes, ele embarca num navio e navega para o continente de outro para buscar abrigo. De qualquer maneira, você terá destruído de modo exímio o seu inimigo em uma campanha num continente distante, e transformou este Tigre em um Gatinho Ronronante!

Dou boas-vindas a quaisquer comentários, sugestões, melhoramentos, o que seja. Estou tão entusiasmado com esse jogo que mal posso esperar para ouvir o que todos pensam. [N. do T.: estas considerações finais são do autor do artigo original.]

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