Sejam Bem-Vindos!

Esse blog tem como intenção ajudar os jogadores novatos de Civilization, série criada por Sid Meyer's. Bem, mas como funcionará o blog? Simples, aqui estarão reunidos textos explicativos, inicialmente serão todos já existentes, mas quem sabe num futuro próximo eu mesmo crie alguns tutoriais.

Front.

26 de fev. de 2011

Artigo Traduzido: Para as pessoas que odeiam Civ4

Traduzido por Civ Masters
Autor: dh_epic, do Civfanatics
Notas: O texto foi levemente modificado com melhorias. poderia ter mudado muita coisa com minha experiência de jogo, mas decidi fazer apenas pequenas correções e melhorias.

Dicas para pessoas que odeiam Civ4

Então... Civilization III é bem melhor que o IV não é?

Não. O Problema é que todas as estratégias que você adorava utilizar no C3 não funcionam mais, então você ficou deprimido. Mas o fato é que você terá que aprender a jogar um novo jogo. Se você puder parar de ser tão orgulhoso e gastar um tempinho lendo ou até mesmo jogando e você talvez aprenderá algumas coisas... Uma vez aprendido como a Loucura do Civilization IV funciona você começará a amar o jogo.

Civ 4 é um grande avanço em relação ao Civ3, já que estratégia importa mais que um “livro de receitas”...

1) Dica Um: Expandir, Expandir, Expandir!!!!!

”A primeira coisa que você deve fazer é tornar sua capital uma fábrica de settlers. Tente construir tantas cidades quanto possível. E lembre-se de fazer uma unidade ou outra pra defendê-las, de vez em quando...

Caso você não tenha o seu terceiro settler morto por um barbaro qualquer você descobrirá que isto lhe pôs em uma posição de desvantagem antes de 250 d.C. com sua produção tecológica lá pros 10% e também perceberá a AI com muitas tecnologias na sua frente.”


Parabéns! Você acaba de perder um jogo de Civilization IV!!!

Aqui vão alguns motivos porque expandir-se rápido é ruim:

- Manutenção (Quanto mais cidade você tiver mais taxa de manutenção você terá).
- Falta de construções (Se você não está tendo prosperidade agora, nem pense em fazer outra cidade.)
- Bárbaros (sim, assim que os bárbaros descobrem o Arco e flecha – Archery – e os trabalhos em bronze – Bronze working – eles se tornam um real problema...)

Além disso, você NÃO PRECISA se expandir como o Inferno! Tente gerar mais dinheiro, tecnologias, produtividade, cultura… Tente administrar melhor o que você tem antes de tomar mais. Na estou dizendo que não se deve expandir… Apenas digo que ter um mar de cidades não é mais a melhor opção.

2) Dica Dois: Micro-administre como no Inferno!!!!

”Assim que você estiver próximo de completar uma unidade ou tecnologia mecha e todos os terrenos e taxas para não desperdiçar nada!!! Quando você passar o turno você terá a amarga surpresa: a AI descobriu a tecnologia antes de você e ficou com aquela religião.... Além de que aquela sua maravilha do mundo que demorou tanto pra fazer… A AI terminou primeiro também…”

Sim. Você tentou acabar com a produção excedente e se ferrou.

A produção excedente não é mais um problema. Todo o excedente não é mais descartado, e sim adicionado para a próxima construção ou tecnologia, exceto no caso de wonders “atrasados”, quando eles são convertidos em dinheiro para o seus cofres. No Civilization IV você QUER muita superprodução! Na minha experiência uma AI pegou a religião Budista antes de mim porque eu baixei minha taxa de ciência. Após recarregar o jogo e não abaixar a taxa de ciência a tecnologia eu fiquei com a religião.

3) Dica Três: Pegue todas as Maravilhas!!!!

”Como todas as maravilhas do mundo são muito útes, vamos pegar todas!!!! Uma vez terminada a primeira comece a segunda e então vá para a terceira... Tente fazer todas ao mesmo tempo. E se Você perder alguma tente usar todo o seu dinheiro e produção para pegar outra!! Assim que você tiver belas cidades sem nenhuma Maravilha e infra-estrutura faça o seguinte: Se ajoelhe perante Cesar e seus pretorianos enquanto é algemado e jogado numa masmorra.”

Você simplesmente não pode construir todas as maravilhas. Civilizações industriais sempre terão vantagens sobre você. Mármore e pedras também ajudam bastatne a construir maravilhas. E se você não for um dos primeiros a descobrir alguma tecnologia que dê maravilhas, nem tente faze-las.

Planeje as maravilhas que você construirá.

Sem mencionar que você poderia ter feito bibliotecas em todas as suas cidades no tempo em que você tentava fazer uma maravilha que não estava nos seus planos. Tente focar em melhorar o que você já tem, mas sempre planejando seu próximo passo.

4) Dica Quatro: Faça uma fortuna e compre as tecnologias que você precisar!

”Abaixe a taxa de Ciência para 0%. Quanto você tiver uma montanha de dinheiro fale com a AI e compre sua primeira tecnologia!

Mas espere!!! Você precisa de Alfabeto parar poder fazer trocas tecnológicas! Então é fácil: Basta correr como um louco para alfabeto e começar a fazer umas compras de tecnologias como se fosse um shopping!!

Mas estranhamente ninguém quer te vender nada, certo? Isso é porque a AI sabe que a liderança tecnológica deles é mais importante que qualquer pilha de moedas de outro que voe possa da pra eles! Eles querem terminar aquela maravilha do mundo antes! Eles querem ver Você na idade da pedra enquanto eles entram na boa fase da Idade média!”[i]

A AI sempre tende a manter sua pesquisa em 100% e supervalorizar tecnologias, então nem tente fazer trocas desvantajosas para a AI se elas envolverem tecnologias...

Como passar por sima disso?

PENSE: Quais tecnologias você REALMENTE PRECISA?

5)Dica Cinco: Mantenha a melhor defesa nas suas cidade e mande uma legião dos melhores atacantes para executar suas conquistas.

”Espadachins são os melhores atacantes! E como este jogo é exatamente igual ao Civilization III vou fazer um monte de Lanceiros e deixa-los nas cidades!!! Agora é só fazer um monte de Espadachins e acabar com a raça do adversário!!!

Tudo vai bem até que você descobre que tanto os espadachins como os lanceiros são extremamente vulneráveis contra as Infantarias Pesadas (Axeman). Você questiona: ‘Mas os espadachins tem 6 de Força e os Axemans só tem 5… Como é possível??’ Uma voz responde: ‘o Axeman tem muitos bônus contra outras unidades com armas brancas…’.”

Fazer somente um tipo de unidade parar ataque e defesa é u erro comum de quem vem do Civilization III. Este é um ótimo modo de se matar. O Inimigo só terá que fazer um ou dois tipos de unidade para derrotar-te completamente. Isso sem falar que um defensor certo numa cidade é quase inderrotável, pois tem diversos bônus de terreno, defesa da cidade, promoções... Quem ataca têm que ser esperto!

Leia o manual e a Civilopédia. DÊ uma boa olhada nas unidades. Tente imaginar qual seria a melhor arma contra cada uma, pois existe uma boa forma de se derrotar cada unidade. Também tenha em mete que não á mais ua boa linha entre unidades defensivas e unidades ofensivas. Pense numa catapulta aguardadno suas unidades atrás dos muros de uma cidade. Pense também em um lanceiro guardando suas unidades de ataques de elefantes de guerra. Quanto mais mistura de unidades melhor!

Ahh… Manter uma pilha de unidades paradas é caro... Use suas unidades sempre!

6) Dica Seis: Jogue exatamente do mesmo jeito todos os jogos!

”Agora que você já leu todas estas dicas você já sabe exatamente como ganhar qualquer jogo de Civ4. Uma estratégia igual sempre funciona! De repente você é humilhado por uma AI e começa a xingar o autor destas dicas.”

Mas existe uma coisa que realmente sempre funciona: Adaptar.Você precisa saber mudar seu planejamento de acordo com as diferentes situações que podem aparecer. De outro modo, você estará quase sempre fadado À derrota.

Leve em consideração enquanto você molda suas estratégias:

Suas tecnologias iniciais: Cada Civilziação começa com duas tecnologias grátis e elas nunca são as mesmas. Considere estas tecnologias uma vantagem única desta civilização. Diferente do Civilization III não há um caminho certo agora. Isto significa que você te que correr atrás das tecnologias que lhe darão alguma vantagem em um FUTURO PRÓXIMO. Pense no que pode he dar uam boa vantage contra os outros desde o começo.

Suas características: Se você tem uma vantagem, use-a. Como um líder filosófico, tente gerar várias grandes personalidades. Um Líder agressivo deve atacar. Já os líderes Financeiros têm que se preocupar em ganhar dinheiro o mais rápido o possível.

Preste atenção às Ais próximas a você: Genghis Khan provavelmente vai partir pra cima de você. Isabella vai ligar muito pra religião que você esta usando. Se você não souber lidar com seus vizinhos, você estará perdido em breve.

Resumo

Deixando de lado toda a ironia, se há uma coisa que se manteve verdade do Civilization III para o IV é que o inicio de jogo é uma parte muito importante. Tente não pensar em termos de expansão rápida. Depois de ver suas unidades entrando em greve você terá a mesma opinião que eu.

Tecnologia sempre é importante no Civ, porém, no Civ4 ela se tornou ainda mais importante. Ter uma pesquisa muito forte não tem muitas ligações com manter a pesquisa em 100%, mas sim com um bom planejamento das tecnologias a serem pesquisadas, melhoria de cidades, planejamento de cidades, etc.

Pode ser que você não ache dicas tão concretas como no Civilization III, mas se você conseguir aplicar so conceitos aqui falados em menos de uma semana jogando você terá melhorado bastante. Eu jogo a pouco tempo, então não posso te dizer como ser o melhor, mas definitivamente posso te dizer como ser o pior: Jogue Civilization IV como se jogava Civilization III.


Texto Original:
http://www.civfanatics.com/civ4/strategy/civ4_haters.php

Abraços!

Um comentário: