Sejam Bem-Vindos!

Esse blog tem como intenção ajudar os jogadores novatos de Civilization, série criada por Sid Meyer's. Bem, mas como funcionará o blog? Simples, aqui estarão reunidos textos explicativos, inicialmente serão todos já existentes, mas quem sabe num futuro próximo eu mesmo crie alguns tutoriais.

Front.

17 de fev. de 2011

Vamos Discutir Abertamente Sobre As Civics -- Civ 4

Postado Originalmente Por: Civ Masters, do Fórum Civ-Brasil!

Atendendo a pedidos:

Notas Prévias:
Com o update deste artigo, alterarei minhas opiniões com as quais hoje em dia, discordo. São 3 anos desde que eu escrevi este artigo e aprendi muito neste meio tempo. Também li algumas coisas que merecem ser citadas antes mesmo de irmos direto ao ponto.

Custo de Manutenção das Civics (Upkeep)
O Custo de manutenção das civics é dividido entre cada uma das categorias. Cada uma tem uma formula específica, mas todas elas dependem basicamente do tamanho do seu império.

Government
[D * [ O * ( [ P * (N-8) ] + [ C * (M-1) ] ) ] ]
Legal
[D * [ O * ( [ P * (N-9) ] + [ C * M ] ) ] ]
Labor
[D * [ O * ( [ P * (N-10) ] + [ C * (M+1) ] ) ] ]
Economy
[D * [ O * ( [ P * (N-11) ] + [ C * (M+2) ] ) ] ]
Religion
[D * [ O * ( [ P * (N-12) ] + [ C * (M+3) ] ) ] ]

D: Constante de Dificuldade. Varia se você é humano ou AI.
Para os níveis Deity, Immortal ou Emperor, a constante para humanos é 1. Monarch = 0,95. Prince = 0,9. Noble = 0,8. Warlord = 0,7. Cheftain = 0,6. Settler = 0,5. Para as AIs o modificador no Deity é 0,6. Immortal = 0,8. Emperor = 0,85. Monarch = 0,9. Prince = 0,95. Todos abaixo do prince = 1.

O: Se a civ é organized, 0,5. Se não é, 1.

P: Constante de modificação da população.
0 para civics sem upkeep. 0,08 para low upkeep. 0,12 para medium. 0,16 para high.

N: Soma de todos os citizens.

C: Constante de modificação do número de cidades.
0 para civics sem upkeep. 0,4 para low upkeep. 0,5 para medium. 0,6 para high.

M: Número de cidades.

Note que deve-se arredondar todos os termos entre colchetes.

É claro que ninguém vai ficar calculando isso que nem um maluco, até pq o jogo já faz isso por você na tela do Financial Advisor (F2). O importante de apresentar estas contas é que podemos ver claramente algumas situações, como por exemplo o alto custo relativo que haveria por se ter várias cidades pequenas, independente do nível de upkeep. Já se você tiver um império com cidades maiores, a variação entre low e high será bastante significativa.
Também fica claro que o trait Organized é bastante interessante em níveis altos, já que possibilita um maior emparelhamento com as AIs, principalmente nas primeiras techs. Outra coisa é que durante a expansão, o custo das civics deve crescer, já que as cidades novas quase não produzem divisas, mas geram bastantes gastos. É interessante utilizar, então, civics mais baratas - quando se tem essa possibilidade prática - durante a expansão territorial.

É muito importante dizer que a Inflação cresce muito durante o jogo, logo, no final elas podem acabar até dobrando os custos de suas Civics. O menor custo possível para as civics é de 0,16 ouro por citizen e 0,8 ouro por cidade. O maior é de 0,72 por citizen e 2,8 por cidade. Claro que isso pode variar muito com a inflação e com o nível de dificuldade.

Apesar de tudo isso, o mais importante em conhecer esta parte das mecânicas do jogo é o planejamento de cidades. É possível calcular com razoavel precisão o custo de uma cidade em termos de upkeep de civics ao ver-se como os terrenos da cruz gorda seriam trabalhados. Com isso pode-se fazer um planejamento maior sobre quando as cidades devem ser fundadas, em termos de economia. Ainda assim, o custo das Civics é perfeitamente pagável, desde que você utilize o bem que estas trazem do melhor modo possível.

As Civics:

Governament

É importante dizer que você pode ter acesso a todos estas civics bem cedo, com a Pirâmide.

- Despotism: Baixo Custo de Manutenção ($)
Começa-se com ele.

- Hereditary Rule: $, +1 pessao feliz em cada cidade por unidade militar parada nesta. Ex.: 5 Unidades paradas na cidade = 5 caras felizes a mais.
Governantes que preferem esta civic: Alexander, Catherine, Hatshepsut, Huayna Capac, Kublai Khan and Louis XIV.
CivMasters disse: Hereditary Rule é essencial para um bom jogo (principalmente antes de poder-se adotar qualquer outra civic de governament). É uma Ótima forma de promover controle social e defesa militar ao mesmo tempo.
Anatoly Romenko disse: Deve ser usada no inicio, para maximizar a produtividade e tamanho das cidades. Pois no inicio é mais difícil manter as cidades maiores pela infelicidade dos cidadãos.
Wosret disse: é uma civic padrão, uso por quase todo jogo, exceto nos casos em que representation seja mais vantajoso, o que depende de alguns fatores.
FelipeHC disse: Como o Wos falou, é padrão. Se eu estiver sem acesso a luxos, eu corro pra essa civic. Ou as cidades vão ficar limitadas no crescimento. Ou seja, é uma civic essencial.

- Representation: Médio custo de manutenção ($$), +3 Beakers por cidadão especial (beaker é unidade da ciência, vc precisa de 13340 beakers para fazer Stealth, por exemplo), +3 Pessoas felizes em cada uma de suas MAIORES cidades (número varia em função do tamanho do mapa e da velocidade), em nº de Citizens.
Governantes que preferem esta civic: Bismarck, Cyrus, Caesar, Napoleon, Victoria
CivMastersUma boa pedida, principalmente quando se está em uma economia mista ou de especialistas. Se seu império for pequeno, então, aí cairá como uma luva! O fato de liberar suas tropas para fazerem o que lhes realmente cabe - guerrear - é muito bom!
Anatoly RomenkoMinha preferida. Pois segura a infelicidade nas maiores cidades, onde é mais importante. Libera as tropas para o fronte, e lhe dá pesquisa junto com os especialistas. Combinado com o Mercantilismo dá pra jogar o jogo todo assim.
FelipeHCUso em certas situações. Na verdade, na maioria das vezes que uso esta civic é fazendo combo com outras ou quanto tenho muitos gps. Por exemplo, fica uma beleza se combar com mercantilismo, pq todas as cidades vão gerar pesquisa do free gp. Se sua civ for PHI, pode ser interessante também.

- Police State: Alto Custo de manutenção ($$$), +25% de produção de unidades militares, - 50% War Weariness (medo de Guerra, Infelicidade por causa da Guerra)
Governantes que preferem esta civic: Genghis Khan, Isabella, Montezuma, Peter, Qin Shi Huang
CivMastersNão deve ser utilizado se não houver necessidade... A produção extra para unidades será considerável, já que 25% a mais e com o pessoal mais feliz vai haver maior produção também. Unidades podem sair em menos que a metade do tempo, mas o Upkeep Alto ($$$) poderá lhe trazer problemas. Junto de Vassalage e Theocracy pode fazer um belo estrago no seu adversário, e nos seus cofres...
Anatoly Romenko
Bom pra pancadaria, guerras longas, ou pra reverter o jogo. Só tambem.
WosretÉ o mais de exceção. Ser religioso permite maior flexibilidade e pode ser uma boa mesmo, lembrando que o custo é caro, nao so pelo valor de se manter, mas porque você deixa de ganhar dinheiro com as outras civics de governo, direta ou indiretamente.
FelipeHCEvidentemente esta é exclusiva pra guerra ou pra preparação dela. Bônus de 25% de produção de unidades militares e -50% infelicidade de guerra. Não precisa explicar muita coisa aqui.

- Universal Suffrage: $$, +1 martelinho por Town (Última Evolução do cottage, produz +4 ouros naturalmente e +5 ouros com Printing Press. Caso se adote Universal Suffrage +5 Ouros +1 Martelinho de produção), Pode-se gastar ouro para Terminar uma Produção.
Governantes que preferem esta Civic: Asoka, Frederick, Gandhi, Roosevelt, Washington
CivMastersPode ser seu melhor amigo ou pior inimigo... Tudo depende de como vc jogou seu jogo.
Se vc Fez muitas Cottages, que evoluem para Hamlets e várias cresceram para Towns e vc espera ganhar o jogo por cultura ou algo que o valha, sem guerras, Esta Civic deve ser sua Civic, caso Contrário, avalie bem sua decisão. Ainda assim ela pode render bons frutos no "Combo Democracia".
O fato de completar a contrução com ouro é muito bom se vc tiver bastante em cofres...
Anatoly RomenkoMuito boa se usado com o "Combo Democracia". Veja depois.
WosretUniversal é uma civic ótima, mas você precisa de respaldo ou vai gastar mais gold com felicidade do que vai ganhar com os escudos extras.. Um ponto pras cottages na beira dos rios e com levee.
FelipeHCGeralmente quando se tem muitos cottages é uma boa pedida pra aumentar a produção. Claro que não tem as vantagens de felicidade do hereditary. Portanto se estiver limitado nos recursos de felicidade, deve-se evitar.

- Resumo de Governament:
CivMastersSua dúvida deve ficar entre Hereditary Rule, Representation e Universal Suffrage. Acredite, se você tiver que usar Police State, você está bem mal, hehehe. Police State é uma civic bastante emergencial, não provendo caras felizes ou qualquer outro benefício que não puramente militares (note que ele não gera felicidade, mas diminui a infelicidade). O fato é que apenas a civic de Governament não consegue, sozinha, ser de todo eficiente. Hereditary é um ótimo ponto de partida, mas nem sempre é o melhor final. Representation é bastante interessante para gerar ciência e felicidade nas cidades mais importantes. Acompanhado de uma economia de Especialistas é muito forte. Já Universal Suffrage é para quem prefere a tradicional economia de cottages e dá um belo boost na produção, nestes casos.

Legal
- Barbarism: $, começa com ele

- Vassalage: $$$, +2 pontos de Experiência por unidade nova, +X unidades Grátis (5+1 para cada 10 citizens), Possibilita a você adquirir vassalos.
Governantes que preferem esta civic: Mehmed II.
CivMastersCivic de Guerra. Não mude para ela a não ser que a coisa esteja ficando feia. Junto com Police State e Theocracy faz uma máquina de Guerra.
Anatoly Romenko
Bom pra guerra. Esse compensa quando o pau ta comendo. Com o quartel as unidades já saem com 2 evoluções, podendo montar um exercito bem especializado. Ela vem relativamente cedo. Mas é só bom pra guerra, igual o police state.
WosretVale a pena, mas prefiro burocracia pra fazer mais unidades, mesmo que menos poderosas.
FelipeHCUso apenas quando não tenho acesso à burocracia ou minha capital é muito ruim.

- Bureocracy: $$$, +50% Produção, +50% Ouros na Capital
Governantes que preferem esta civic: Kublai Khan, Peter, Qin Shi Huang
CivMastersMelhor do que nada ou Vassalagem em tempos de paz, ainda assim, sua eficácia em fim de jogo é bastante reduzida devido ao tamanho do império. Deve ser sua escolha quando estiver disponível, desde que não esteja muito necessitado dos bônus de Vassalage. Há de se avaliar bem o custo de sua manutenção, pois as vezes são maiores do que os seus ganhos - principalmente quando se tem muitas cidades. Não é o mais recomendável se sua capital for MUITO ruim.
Anatoly RomenkoMeu preferido para tempo de paz. A capital já é produtiva, por si só. Com esse bônus tu vira a cidade super construtora. Bom pra colocar construções caras nela, construir maravilhas. E também é bom pra guerras , pois o gold extra vai ajudar no suporte e a produção na fabricação de unidades. Você deve pesar bem entre Vassalagem e Burocracia quando entrar em guerras.
WosretCivic disponivel bem cedo, permite muita produção e riqueza, agradando aos jogos que vc precisar ser builders ou warmonger, mesmo quando vassalagem está disponível.
FelipeHCPriorizo durante boa parte do jogo.

- Nationhood: Grátis, Pode dar Draft (retirar um pouco da população da cidade e cria automaticamente a melhor unidade !a pé" que vc puder construir com a metade da experiência que ela teria regularmente, causa infelicidade) em 4 unidades por turno, +25% de pontos de espionarem em todas as cidades, + 2 Pessoas Felizes por haver uma Barraca a cidade.
Governantes que preferem esta civic: Bismarck, Churchill
CivMastersCivic da Emergência. Funciona bem se vc tiver scouts e ver um perigo chegando. A felicidade pode ajudar a controlar a infelicidade gerada pelos drafts, típicos de uma emergência bem séria. Caso você consiga sair dessa necessidade premente de tropas, vá para Vassalage ou Bureocracy e contra-ataque!
Anatoly RomenkoSinceramente perto do bonus das outras não veja nada de interessante nela. Talvez em uma emergencia, quando varias pessoas te declaram guerra, e tu perde muitos recursos de luxo, e pior não tem tropas, usa-se o nacionalismo. As barracas irão segurar a felicidade e o Draft fazer tropas de emergencia. Não vejo outro uso pra ela.
WosretConcordo com o Ana.
FelipeHCUso apenas no desespero da guerra para dar draft. Apenas nessa situação.

- Free Speech: $, Dobra a Cultura em todas as cidades, +2 ouros por Town.
Governantes que preferem esta Civic: Washington
CivMastersUm bom motivo pro pessoal que acha que apenas economia de especialistas é o suficiente para ser uma super-economia. Pode ser muito bem usado no "Combo Democracia" e uma economia de Cottages ou então com Representation e uma economia mista, levando a um jogo bem forte. Minha preferida.
Anatoly RomenkoFaz parte do "Combo Democracia" .Só vejo vantagem quando usado com as outras civis, veja adiante.
WosretÉ uma civic bem flexível e minha padrão. Ao contrário do que a galera costumava fazer, sempre dou preferencia à ela face a burocracia. A verdade é que me utilizo desde cedo de cottages, assim quando está disponível troco rápido pra garantir mais tutu pro meu baú. Sem dúvida que é muito utilizada por quem procura ganhar por cultura, seu valor neste caso é gritante.
FelipeHCSe eu estiver com boa quantidade de cottages evoluídas, parto pra ela por causa dos 2 gold e de +100% cultura.

- Resumo de Legal:
CivMastersA Troca imediata para Vassalage só tem sentido se houver algum tipo de ameaça a integridade da nação ou então o custo das unidades militares, estejam elas atacando ou defendendo, estiver pesando nas contas. fora isso vá para burocracia pela maior parte e talvez o jogo todo, caso não tenha se preocupado em desenvolver uma economia de cottages em conjunto com uma de especialistas e de comércio. Agora, se o jogo estiver em economia mista ou de cottages, aí free speech aparece como uma opção muito melhor, principalmente no fim do jogo ou quando se busca vitória por cultura. Por fim, Nationhood é pra hora do aperto. Pouco provavelmente você irá querer usar, se tiver que usar, pouco provavelmente usará por muito tempo e se usar por muito tempo, provavelmente estará perdido, seja pela guerra ou pelo rombo na felicidade e economia...

Labor
- Tribalism: $, começa com ele

- Slavery: $$, Pode sacrificar população para acabar com a produção da cidade instantaneamente.
CivMastersO semi-draft é interessante para formar tropas largas em pouco tempo, terminar wonders antes de seus adversários ou mesmo para terminar alguma construção muito essencial. Ainda assim, acho que deve-se evitar o hurry desordenando e avaliar bem o que se está fazendo.
Anatoly RomenkoÉ melhor que nada. Hurry no civ 4, só na emergencia mesmo. Os hurrys deixam por n turnos 1 ou mais de cidadãos infelizes.
WosretPras estratégias de hurry, que ando me utilizando muito pouco, e para quando preciso potencializar a proteção das cidades.
FelipeHCUso sempre que vou rushar alguém. Por exemplo, no atual pitboss eu fiz o stack de axes para atacar o carl abusando do slavery. Posso dizer que ampliei em 30% as tropas através do civic.

- Serfdom: $, Workers fazem os improvements 50% mais rápido(construções nos tiles adjacentes dentro de seu território, como minas e irrigações)
CivMasters51: Uma Boa Ideia. Acelera bastante o trabalho dos workers e pode ser uma mão na roda se seu território é cheio de jungles...
Anatoly Romenko
Muito boa. Dá pra terminar de trabalhar o terreno rapidinho. Quem joga marathon já deve saber o poder dela. Existe uma maravilha que dá o bonus igual. Juntas são perfeitas
WosretCaso precise de muitos improviments de terreno muito rápido.
FelipeHCNão tem mistério aqui. Recorro a essa civic quando preciso melhorar bastante meu terreno. Geralmente quando tá arrebentado de guerra ou tenho muita jungle pra limpar.

- Caste System: $$, Ilimitados Artistas, Cientistas e Mercadores (cidadãos especiais), +1 produção do Workshop
CivMastersCivic bastante interessante com uma economia de especialistas. Bom pra quem tem fazendas de Great Persosn - Cidades com muita comida.
Anatoly RomenkoDependendo da usa forma de pesquisa acaba aparecendo antes da servidão. É boa, em especial, mais pelo bonus nos Workshops. Geralmente depois do terreno estar bem trabalhado eu mudo pra ela, pra aproveitar esse bônus.
WosretMinha preferida. Mas nem por isso me utilizo dela mais que as outras. Mas sem duvida que quanto mais cedo no jogo vc consegue mais vc tem benefícios imediatos. Claro, se souber usar os especialistas... Dificilmente uso seus bonus para workshops, essa certamente é a melhoria que menos construo em todos os jogos. quase à nulidade.
FelipeHCCombinação interessante pra líderes PHI. Também pra rushar GPs pra golden age. Ah ! ótimo quando há cidades peidando comida.

- Emancipation: $, Dobra o crescimento das Hamlets, Cottages e Towns, Penalidade de felicidade contra todas as civilizações que não a adotarem.
CivMastersOutro belo motivo para se fazer uma economia mista. Ela, no "Combo Democracia", é bastante interessante pois potencializa a parte de cottages da economia. Se você for o mais adiantado - com alguma vantagem - se torna muito interessante pois gera infelicidade em todas as cidades de todas as civs que não a adotarem.
Anatoly RomenkoFaz parte do "Combo Democracia", alem do bonus da infelicidade causada. Isso é uma forma de forçar a todo o mundo acabar com a escravidão e seus afins
WosretMais por obrigação. Ou porque não dei conta de fazer cottages cedo, ou foram destruídas, ou por conta do bonus de infelicidade. É a que menos gosto, só enche o saco rsrsrs.
FelipeHCIsso aqui evidentemente é só pra jogo bem avançado, quando se possui cottages evoluindo.

- Resumo de Labor:
CivMastersSerfdom é um bom ponto de partida. Como não sou muito belicoso nos primeiros estágios, não utilizo muito o hush. Já para jogadores como o FelipeHC, Slavery é essencial, pois é a base de boa parte do exército. Tanto Caste System quanto Emancipation são bastante interessantes, porém ambas tem sua hora: emancipation é pra jogos com economia mista ou de cottages e, por aparecer apenas em um jogo mais avançado, acaba sendo interessante, mas não tanto quanto Caste System, que foi feita para ajudar a desenvolver GP e a economia de Especialistas. Claro que Caste não te impede de construir um milhão de cottages (que devem começar a serem construídas ainda com o bonus de 100% de serfdom) para quando passar para Emancipation a Economia Mista se concretize.

Economy

- Decentralization: $, Começa-se com ele

- Mercantilism: $$, +1 especialista Grátis por cidade, Sem Rotas de trocas estrangeiras, Corporações estrangeiras não tem efeito sobre você.
Governantes que preferem estas Civics: Tokugawa
CivMastersBoa Escolha, principalmente no inicio, já que o especialista grátis (que não gasta população, inclusive) auxilia bastante no crescimento das cidades pequenas. Contudo, não ter rotas comerciais estrangeiras pode ser um problema se você resolveu basear sua economia no comércio - seja por estar num território muito ruim ou por jogar um daqueles arquipelagos bem pequenos. Por fim, a barreira a corporações estrangeiras é interessante para o caso de não ter conseguido fundar nenhuma e querer resguardar suas cidades
Anatoly RomenkoMinha preferida. As civis de economia vem tarde no jogo, mas nelas tu molda varias estrategias. No caso o bonus de 1 especialista de graça por cidade, pode ser combinado com Representação que lhe dá +3 de pesquisa por especialista. Nessa, tu vai ganhar no minimo +3 de pesquisa em todas as suas cidades. Segura tambem o prejuizo que as corporações estrangeiras podem causar.
Wosreté um ótimo quebra galho na impossibilidade do FM, e sem dúvida é uma arma poderosa para os especialistas em especialistas heheuehuehuehue. Não é meu caso, apesar de gostar de lidar com especialistas, ainda faço uma economia mista. Quem é bom mesmo consegue mater tudo só na base de especialistas.
FelipeHCÉ útil pro combo que comentei acima. Também quando não se tem rotas comerciais com outras civs. Mas cuidado, sem fazer o combo e possuindo rotas comerciais, não vale a pena usar essa civic pq sempre, em meus jogos, reparei perda de gold nessa situação.

- Free Market: $$, -25% de custo de manutenção das corporações (Naionais e Estrangeiras?), +1 rota comercial por cidade.
Governantes que preferem esta civic: Mansa Musa
CivMastersBoa Civic que se opõe ao mercantilismo. Além de ter como seu ponte partida o comércio (logo deve-se ter Open boarders), Cottages são importantes para esta civic, já que o critério de estabelecimento das rotas é a riqueza das cidades. Cidades mais ricas se ligarão com cidades mais ricas e gerarão mais divisas. É interessante como alternativa ao mercantilismo, mas devese avaliar se é a melhor opção em todos os casos.
Anatoly RomenkoAo contrario do Mercantilismo, tu ganha bonus em rotas de comercio. E como pode usar rotas estrangeiras, a grana é maior. Ele tambem reduz o prejuizo das corporações estrangeiras no seu territorio, alem da sua propria corporação, espalhada pelo seu territorio. Pode fazer parte do combo democracia. Seria um "Combo democracia Financeiro"
WosretBoa Civic, mas impossível de manter sem boas relações.
FelipeHCPadrão. Vem cedo no jogo e é bom adotar. Vai dar um boost bom na pesquisa.

- State Property: $, Sem Custo de manutenção pela distancia da Capital (!), Corporações (suas e extrangeiras) não tem efeitos sobre vc, +10% de produção por cidade, +1 Comida por Workshop e watermill.
Governantes que preferem esta civic: Mao
CivMastersAs possibilidades qe esta civic trazem sao muito interessantes. Workshops se transformam em um ópimi negócio, principalmente apara cidades com a maior parte de seus terrenos planos (plain e grassland). Isso dará um belo boost na produtividade destas cidades. O melhor dessa civic é possibilitar um crescimento abissal do seu império, com muitas cidades e muita produtividade. Contudo deve-se pensar muito antes de etrar nesta estratégia, pois ela pode se tornar, por muitas vezes, um tanto irreverssível já que será impossível manter muitas cidades numa economia que não seja muito bem planejada para tal. Não ter corporações é um grande problema, pois elas podem gerar muito dinheiro, se bem usadas.
Anatoly Romenko
Pra quem gosta de imperios gigantescos. Muito interessante de se usar, em diversas situações. Só as corporações perdem o efeito (tanto inimigas como sua...)
WosretÉ ótima, compete muito bem com free market. é só questão de disponibilidade as vezes. A maior questão nessa seara é que as adaptações que você faz ou deve fazer para potencializar o uso de uma ou outra são pequenas.
FelipeHCRaramente a adoto. Nem lembro a última vez que me foi útil. Talvez seja limitação minha, mas prefiro free market.

- Enviromentalism: $$, +25% no custo de manutenção das Corporações (nacionais e extrangeiras?)+6 de saúde em todas as cidades, +2 de saúde por Public Transportation, +2 ouros por Windmill e Preserved Florest.
CivMastersÉ interessante se vc gosta de fazer Windmills e Preserved Florests. Se vc estiver com problemas de saúde, esta é a solução.
Anatoly RomenkoEu costumava usar antes no civ 4 sem a expansão. Mas com as corporações comecei a ficar com medo. Essa civic vai fazer as suas cidades esplodirem de grande. Tamanho 20 pra mais. Só que tu deve ter uma economia muito solida pra aguentar os custos das corporações. Ela faz parte do "Combo Democracia Ambiental".
WosretÉ muito boa e necessária, nesta época o tanto de pop costuma fazer muita diferença no placar, e ela te dará um handicap danado até construir as buildings que te deem mais saúde como hospitais, supermercados recycling centers
FelipeHCBoa quando as cidades tão lesadas de saúde. Claro que há outras vantagens, mas o principal é isso mesmo. Nada de muito especial pra comentar aqui.

- Resumo de Economy:
CivMastersNada mais complicado do que escolher uma civic de economia. Mercantilismo é boa se você não tem pretensões de fazer comércio (ou se é odiado). Free market é o oposto e se mercantilismo não for para você Free Market com certeza é. State Property é ótima e muito utilizável, principalmente quado se expande um pouco mais. Enviromentalism é ótima para manter as cidades crescendo em tempos de Global Warming ou pelo menos parar tentar manter os níveis absurdos de citizens por cidade (Eu já tive cidades com 25 citizens, no combo democracia).

Religion

- Paganism $, Começa-se com ela.

- Organized Religion $$$, Pode-se fazer Missionários (unidades que podem expandir sua religião para outras cidades, suas ou de adversários) sem a monastery, +25% de Produção nas cidades suas com a religião estatal.
CivMastersPorque não? É uma ótima pedida! Lembrando que você tem de ter a religião Estatal na cidade para receber os bônus desta Civics (e por suposto uma religião estatal, hehehe). Não adote se não tiver religião, já que esta civic é cara.
Anatoly RomenkoBom pro inicio. Dá pra ajudar as cidades crescerem mais, e também ajuda a expandir sua religião. Só lembrando que se voce não tiver uma religião ela nao serve pra nada.Eu costumo usar o jogo todo, praticamente, salvo raras excessões.
WosretÉ muito boa, mas eu a utilizava mal. Agora foco em pop antes de mudar para esta civic, pois o bonus percebido com ela é mais relevante quando a produção é um pouco maior que no inicio.
FelipeHCTem um custo pesado no upkeep e só funciona em cidades com a religião estatal, mas a vantagem de 25% de produção de prédios é muito boa. Vai ajudar a fazer wonders que é uma blz.

- Theocracy $$, +2 pontos de experiência por nova unidade nascida em cidade com a religião estatal, Sem proliferação de Religiões não estatais.
Governantes que preferem esta Civic: Saladin
CivMastersPra Guerra é muito bom, mas há de se avaliar se Organized religion não é mais vantajoso (principalmente com vassalage). Mesmas condições religiosas de Organized Religion.
Anatoly RomenkoMuito bom pra guerra, ou se preparar pra ela, mas atola a parte religiosa em si. Se tu tiver mais de uma religião , tu não consegue espalhar ela em suas cidades. Mas o bonus é de se pensar. Geralmente se usa junto com "Servidão", dando +4 de exp. nas unidades de cara...alem dos + 2 das barrracas.
WosretSe bem utilizada é jogada de gênio. Pode ser usada para os casos de guerra, em combinação com vassalagem te dão muitos bônus.. mas eu particularmente acho um desperdício esse combo. 3 de barracks, 2 de vassalagem e 2 de teocracia soman 8. Vale mais pros carismáticos, mas ainda não atinge nivel 3... pra mim desperdicio. A melhor parte da teocracia é a estratégica, mas necessita de um pouco de espionagem e muita diplomacia.
FelipeHCIsso vale a pena quando não se está fazendo construções nas cidades ou o foco é a guerra. No mais, prefira Org Religion.

- Pacifism Grátis, dobra a velocidade de nascimento de Great Persons nas cidades com a religião estatal, +1 ouro adicionado no suporte das unidades (dobra o Custo do Suporte)
CivMastersInteressante para quem tem GP farms. Dá pra fazer um belo avanço só em GP com pacifismo. Contanto, o alto custo desta civic nos faz perguntar quando ela deve ser adotada. Eu diria que o meio jogo é a melhor hora, até porque o aumento do preço dos GPs a torna meio inútil no final e ela não está disponível no início.
Anatoly RomenkoNunca usei. Lider deve ser programado, não nascendo a "zóio". E o mais 1 de suporte, faz perder toda a vantagem. Só use se tu tiver com pouca tropa e tiver desesperado por lider
WosretInteressante para se usar se quiser focar em especialistas ou em cultura. Deve-se ter cuidado com o possível atraso tecnológico que esta civic pode gerar.
FelipeHCAqui é possível combar com Mercantilismo + Representation + lider PHI. A produção de GPs vai ser monstruosa. Porém, quando estou fazendo melhorias nas cidades, ainda prefiro manter o Org Religion.

- Free Religion $, Sem religião estatal, +1 pessoa feliz por religião não estatal na cidade (Ou seja, todas as religiões presentes na cidade), +10% de ciência em cada cidade
Governantes que preferem esta tech: Elisabeth. Lembre-se, porém, que a religião não será mais contada para a diplomacia.
CivMastersÉ bastante interessante não só pela melhora na felicidade como pela melhora diplomática. Os 10% a mais de ciência são bastante importantes no final do jogo. Contudo, se você tiver Spiral Miranet e/ou Sankore University, pense duas vezes antes de adotar.
Anatoly RomenkoMultiplas vantagens. Mais pesquisa! Maior felicidade! E a principal, por incrivel que pareça, é não ter religião de estado. Isso melhora muita a relação que voce tem com os outros povos, pois eles não te odiaram mais por motivo religioso.Faz parte do "Combo Democracia", pois segura a felicidade.
WosretNa minha opinião é a melhor, pois tenho me desprendido de religião.
FelipeHCNum jogo avançado, free religion acaba virando padrão pra mim. Além de ficar neutro na religião, evitando maiores atritos com as civs de religião diferente, quando as cidades dão razoável pesquisa, a vantagem do +10% passa a ser considerável.

- Resumo de Religion:
CivMastersTambém não é uma coluna fácil de decidir. Todas as opções tem prós e contras bastante definidos. Diria que Teocracia é o menos provável de ser utilizado e Organized Religion é quase que obrigatório. Pacifism é uma ótima civic, desde que hajam possibilidades bem específicas para usá-lo. Já Free Religion é o padrão de fim de jogo em 90% dos casos.

Mas... E daí?
Agora que vc já sabe um pouco mais de cada civic e tem duas opiniões de quatro diferentes jogadores vamos discutir mais um pouco da Teoria.

Civics são os substitutos para os Governos do Civ 3, com uma diferença: Vc pode fazer o governo do jeito que vc quiser.

Civ Masters gravado:
- Quando mudar de Civic?
Existem duas vertentes. Uma diz que a mudança deve ser imediata, a outra que as mudanças devem vir acompanhadas e de preferência numa Golden Age para limar a Anarquia. Eu diria que é de sumária importância se parar e pensar se realmente vale a pena fazer a mudança no momento possível ou esperar um pouco. Algumas civics como Hereditary Rule e Organized Religion podem ser mudadas imediatamente ou juntas, e de ambos os modos vão gerar ótimos frutos.

- Líderes com atributos:
Existe um atributo que lhe ajudará tremendamente nas mudanças de civics é o Spiritual.
Líderes espirituais não sofrem anarqui na mudança de civics.
É sempre bom considerar Líderes como:

Asoka (Indian) - Spirtual (sem anarquia na mudança de civics, Dobro de velocidade na construção de templos), Organized (-50% de Upkeep nas civics, Dobra a construção de Lighthouse, Courthouse e Factory) e tem como UB (Unique Building) o mausoleum, que é um substituto pra jail que dá +2 pessoas felizes, +25% de pontos de espionagem e +4 pontos de espionagem (os 25% incidiram sobre eles também), além dos benefícios normais da Jail (-25% de War Weariness)

Brennus (Celtic) - Spiritual, Charismatic (+1 pessoa feliz em cada cidade, +1 pessoa feliz por monument e Broadcast tower, -25% de experiência necessária para evoluora a unidade) e tem como UU (Unique Unit) o Galic Warrior (Swordsman melhorado) e como UB o Dun (Walls que dão Guerrila I - +20% de defesa em hills - para as unidades novas produzidas nessa cidade além dos benefícios da wall - 50% de defesa contra unidades pré-pólvora e Bombardeios pré-polvora).

Justinian I (Bizantine) - Spiritual, Imperialistic (100% de cahnce de aparição de Grandes Generais no seu território e tem produção do Setler 50% mais rápida.) tem como UU o Cataphract (knight melhorado) e como UB o Hippodrome (Theather que dá mais felicidade, muito mais).

Ramses II (egyptian) - Spiritual, Industrious (50% a mais de produção de wonders e dobra a velocidade de produção da forja) tem como UU o War Chariot (Chariot Melhorado) e como UB o Obelisk (Monument que permite transformar 2 citizens em Priests)

Saladin III (Arab) - Spiritual, Protective ( Promoções City Garrison I - +20% de defesa de cidades - e Drill I - mais uma chançe de Strike Extra - para arqueiros e Unidades de Pólvora; Dobra a produção de Castles e Walls) além de ter como UU o Camel Archer (Knight melhorado) e como UB a Madrassa (Library melhorada)

- Combos Importantes:
Combo Democracia:

O Combo Democracia é o seguinte:
    Universal Suffrage Free Speech Emancipation Free Religion

Agora, a Civic "Economy" é variavel e vai depender do jogo.
    Free Market: Se tu possuir umas 2 corporações e seu inimigos ainda não desenvolveram a deles. Mercantilism: Quando for o contrario, tu não tiver corporações e seus inimigos muito. State Property:Para Impérios gigantescos. Mas não ajuda economicamente. Quem quer vencer militarmente, é uma boa idéia Enviromentalism: Se tu quiser um jogo para pontuar muito, pois as cidades vão crescer pra caramba. Sua economia deve ser sólida senão as corporações podem afunda-lo.

Combo Guerra:
Pra Guerra não tem Melhor:
    Police State Vassalage Emancipation Theocracy

Novamente a Civic "Economic" pode ficar em mais de uma:
    Mercantilism: Se vc estiver numa guerra com um inimigo próximo e com corporações no seu território essa pode ser uma boa escolha. State Property: Se a Guerra for muito longe vc poderá se fazer uso desta civic, tomado uma cidade para ajudar na recuperação das Tropas e depois debandando-a.



FelipeHC gravado:
Combinação 1 para jogos sem foco na guerra:

Passo boa parte do jogo com hereditary + buro + serf/caste + barbarism + org religion (até pegar free religion).

Num segundo momento, mudo para Universal Suffrage + Free Speech + Emancipation + Free Market + Free Religion
----------------------------------------------

Combinação 2, também sem foco na guerra

Representation + Bureaucracy + Caste System + Mercantilism + Org Reli/Pacifism

Muita gente subestima essa combinação. Mas posso garantir que a pesquisa é MUITO boa, além da produção de GPs.

----------------------------------------------

Em guerra é mais complicado. Eu geralmente não faço nenhuma mudança radical, a não ser que o cenário seja muito ruim. Ai adoto todas as civics especializadas em bônus de guerra.

Atenção: nem sempre civics diretamente ligadas à guerra são as melhores para a mesma.

Exemplo: cidadão tem limitado acesso a luxos e, desesperado com uma outra civ atacando, muda de hereditary para police state. Assim, vai ter +25% de produção militar, de fato. Porém, em certos casos, a perda da felicidade proporcionada pela troca de hereditary não vai compensar o +25% militar, além de arrebentar a pesquisa com muita gente parada sem trabalhar.

Bom, acho que é isso. Apresentei na correria esses comentários, quando lembrar de mais eu edito e posto novamente.


Isso conclui o Nosso tutorial de Civics.
Qualquer Erro, por favor poste.

Organizador e pontapé-inicial:
Civ Masters
Colaboradores:
Anatoly Romenko
Wosret
FelipeHC


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário